Beauty and Make Up for Dummies...(Like Me :) )....PARABENOS

"Conforme o estudo publicado no Journal of Applied Toxicology, os conservantes Parabenos apresentam propriedades estrogênicas, ou seja, comportam-se como se fossem o estrogênio, uma hormona feminina. A notícia publicada no jornal americano despertou interesse dos consumidores e dos cientistas de todo o mundo, obrigando os fabricantes a repensarem urgentemente as formulações e a investir massivamente em pesquisas. Isso é alarmante, pois há uma enorme utilização de cosméticos contendo Parabenos por gestantes, lactantes, crianças e pacientes sob tratamentos diversos como o cancro, reposições hormonais e terapias cronicas. Hoje, o mercado possui conservantes naturais ou mais modernos que, até ao momento, demonstraram segurança, permitindo aos investigadores o desenvolvimento de formulações mais seguras.
O mesmo jornal publicou que o uso de parabenos em produtos cosméticos destinados à aplicação na área axilar (como desodorizantes, por exemplo) deve ser reavaliado, pois estudos recentes levantaram a hipótese de que o uso continuado nessa região pode estar associado ao aumento da incidência de cancro de mama, o que foi confirmado em teste realizado recentemente. Os parabenos podem ser identificados nas formulações dos cosméticos e desodorizantes com diversas nomenclaturas:
Parabens,
Methylparaben, 
Ethylparaben, 
Propylparaben e 
Butylparaben.
Portanto, o consumidor deve ficar atento e escolher produtos que não têm esse conservante. "

(Retirado: http://www.almadaflor.pt/noticias/seguranca-dos-cosmeticos-com-parabenos )

Acerca dos desodorizantes já tinha lido que não era recomendável o uso de anti-transpirantes, porque continham alumínio, agora, parabenos não sabia.

Por isso já sabem, na hora de comprar qualquer produto de higiene ou cosmética tenham sempre o cuidado de verificar nos ingredientes se conta alguma das nomenclaturas que destaquei a bold no artigo acima, porque com a saúde não se brinca e mais vale prevenir do que remediar.

Confesso que nunca fui muito atenta a este tipo de coisas até porque nem sabia o que eram Parabenos, mas de há uns tempos para cá tenho estado mais atenta à constituição dos produtos, embora nem sempre :S.

E vocês, têm sempre em atenção que ingredientes constituem os produtos que compram?

Beijinhos! 

Devaneios de Uma Loira

Your smile it's your best beauty weapon! Be happy!

16 comentários:

  1. Difícil é encontrar produtos que NÃO tenham parabenos na sua composição. É um conservante barato e largamente utilizado (infelizmente).

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  2. Concordo Ana, é realmente raro encontrar marcas que realmente não os contenham, bjinhos e obrigado por comentares!

    ResponderEliminar
  3. Um post sobre os parabenos: http://asminhasprincesices.blogspot.com/2011/03/mitos-e-realidades-parabenos-vamos-la.html

    Beijos!

    ResponderEliminar
  4. Bem, vou estar mais atenta!! Quanto aos desodorizantes estou como tu...

    http://hiimab.blogspot.com

    ResponderEliminar
  5. Obrigado por comentares Helena! Bjinhos querida!

    ResponderEliminar
  6. Que medo, ja nao chegavam os sais de aluminio, agora também esses parabenos. Eu vou tendo sempre atenção até porque tenho sempre problemas nas axilas e portanto estou sempre atenta. Mas agora ainda mais.
    Eu vou usar um natural da Aroma da Terra, ele é caro nao é por acaso :/ porque é muito natural

    beijinho querida e obrigada por partilhares

    ResponderEliminar
  7. Confesso que nunca prestei atenção a isso!!

    ResponderEliminar
  8. Cada vez é preciso mais andarmos informadas e vermos bem os rótulos. Dentro da UE ainda há algum controlo mas as coisas que vêm de fora... (atenção que não me refiro aos parabenos mas outras substâncias nos alimentos, cremes e assim)

    Bjs

    ResponderEliminar
  9. obrigado por comentarem meninas, têm realmente razão, hoje em dia é mesmo preciso ter muito cuidado :) bjinhos!

    ResponderEliminar
  10. Nahh não me preocupo nada com os parabenos.. eu já li imenso artigos, até mesmo científicos, com opiniões de profissionais qualificados e fontes de informação segura que os parabenos não nos fazem mal nenhum..
    Quanto aos anti-transpirantes também referi o facto de ser arriscado para nós mulheres quanto ao cancro da mamã, mas isso eu ouvi numa palestra sobre o cancro da mamã dada por uma profissional da área..

    Mudando de assunto, eu adoro contabilidade, tive um curso tecnologico de administração que agora é o profissional de contabilidade.. e viva às canetas hehehe!
    Beijinho
    http://thakitty.blogspot.com

    ResponderEliminar
  11. olá Thakitty, eu continuo preocupada querida, porque penso assim, onde há fumo há fogo, e por isso penso que mais vale prevenir, logo se puder evitar de usar tanto melhor :)
    Quanto à contabilidade não sabia, lolol, está visto somos ambas da área do dinheirinho! eu sou TOC mas não exerço como tal.

    Bjinhos linda! e viva as canetas! lolol

    ResponderEliminar
  12. Olá!

    Infelizmente não são apenas os parabenos que abundam nos produtos de higiene e cosmética, existem muitos outros ingredientes prejudiciais. O boom de notícias acerca dos parabenos fez com que muitas marcas optassem por retirá-los da composição dos produtos, e normalmente os produtos que não têm referem isso.
    A leitura dos rótulos pode facilmente desmistificar o que se usa, algumas pesquisas mais tarde sabemos o que é proibído e permitido. Quanto menos nomes estapafúrdios melhor! Mas não confundir com os ingredientes naturais que aparecem em latim :)
    Deixo um link interessante através do qual podem facilmente saber o perigo ou não escondido nos vossos produtos: http://www.ewg.org/skindeep/
    Basta escrever o nome do ingrediente e pesquisar.
    Boas compras!

    ResponderEliminar
  13. Muito obrigado NaturaliiZ , este comentário é muito útil :) bjinhos

    ResponderEliminar
  14. Gosto muito de ver a crescente preocupação das pessoas com aquilo que usam :)
    Se continuarmos assim, o ataque aos falsos produtos verdes será mais feroz e quiçá um dia desapareçam do mapa :)
    Não gosto de julgar, tão pouco tenho esse direito, mas acho indecente quando se dizem naturais e vou ver o rótulo e só encontro desgraças, é por isso que a leitura dos rótulos faz toda a diferença, para que possamos escolher e comprar em consciência.
    Há quem considere uma tarefa aborrecida, e não digo que não seja, mas como sou quase maluca :), não me importo nada de esmiuçar as composições dos produtos antes de tomar uma decisão.
    Também não sou radical ao ponto de deixar de comprar ou usar por um ou dois ingredientes menos bons, mas é tudo uma questão de lógica, se aparecem no início aff! nem pensar, se aparecem só no finzinho da lista de ingredientes, pronto ok, dependendo do produto e se não houver melhores alternativas tudo bem.
    No início da composição aparecem os ingredientes com maior percentagem.
    Ai, desculpa o testamento! Qualquer coisa, estou cá para trocar ideias. Beijinho

    ResponderEliminar
  15. Obrigado NaturaliiZ é sem dúvida um comentário muito interessante e bastante útil :) bjinhos

    ResponderEliminar

A tua opinião é muito importante para mim. Deixa o teu comentário, muito obrigada.

Beijinhos!